Tem início na sexta-feira a 14ª edição de "Sabores de Chaves", uma mostra de promoção dos sabores típicos flavienses, através da exposição, venda e degustação dos diferentes produtos locais. O fumeiro é o ex-libris do certame, ao qual se associam o presunto, o Pastel e o Folar de Chaves, o pão centeio, os vinhos, o mel e as compotas.
Até domingo, o Pavilhão Municipal de Chaves reúne o "saber fazer ancestral" das gentes locais, ao qual se associam a animação de grupos de danças e cantares regionais locais, as tasquinhas para degustação da gastronomia local, bem como demonstrações culinárias todos os dias.
A edição deste ano conta com a participação de 57 expositores de venda de produtos alimentares, enchidos e artesanato, distribuídos por 77 stands.
Durante os três dias de evento, os restaurantes flaviense, que aderiram aos Fins-de-Semana Gastronómicos, promovidos pela entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal em parceria com o município, terão na sua ementa os pratos mais típicos, com destaque para o naco de vitela. Uma tripla combinação - feira, gastronomia e animação - que visa atrair os visitantes, convidando-os a desfrutar de todo o concelho, rico em património, história, cultura, estâncias termais e natureza.
Este ano, o evento conta com três momentos de showcooking, um deles com a participação do conhecido Chefe Cordeiro, no sábado à tarde, pelas 15h30. Este Chefe, reconhecido pela participação em programas de televisão e distinguido com 2 estrelas Michelin, os óscares da gastronomia mundial, propõe-se a apresentar 2 pratos confecionados com os produtos flavienses.
Na sexta-feira à tarde, pelas 16h00, terá lugar o primeiro showcooking, com a participação do nutricionista Filipe Ferreira, que alia a uma correta alimentação, o benefício do uso de produtos de base tradicional e produção local. No domingo, será a vez da Escola Profissional de Chaves exibir as suas propostas gastronómicas, pelas 15h30, com a participação do Chefe Vítor Cunha
|