A Câmara Municipal de Montalegre acaba de assinar um protocolo com a Associação Dignitude, com o objetivo de garantir à população mais carenciada do concelho o acesso a medicamentos. A facultação destes será feita através do projeto "Abem: Rede Solidária do Medicamento", uma iniciativa da Associação Dignitude, que conta com o apoio de várias instituições de solidariedade social e entidades ligadas à saúde, nomeadamente as associações de farmácias. Na sessão solene, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Orlando Alves, a vereadora da Ação Social, Fátima Fernandes, o representante da Delegação Norte da Associação Nacional de Farmácias, Francisco Faria, e o gestor do projeto "Abem", da Associação Dignitude, Tiago Gonçalves.
A Dignitude tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses, pretendendo assumir-se como uma Plataforma de Responsabilidade Social. O programa "Abem" tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento, em ambulatório, por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica e que seja portador de receita médica. A sua operacionalização está alicerçada na capacidade e logística da rede das Farmácias Portuguesas.
Orlando Alves, Presidente da Câmara de Montalegre refere que esta «É uma parceria que envolve o amplo carácter social das políticas desenvolvidas pelo município de Montalegre. Traduz-se em múltiplas vertentes. Lembramos que temos a decorrer as candidaturas para a substituição do amianto. Temos em marcha a recuperação de habitações, sobretudo com idosos desamparados ou com crianças a seu cargo. Temos agora este apoio na medicação a pessoas carenciadas e com alguma idade. Sabemos que os idosos, para sobreviverem, têm que tirar à boca. E isso acontece na nossa terra. Vamos fazer a inventariação de todos os idosos do concelho com carências para fazermos essa ajuda. Será de forma completamente
|