Em Naugatuck, no Estado de Connecticut, Estados Unidos da América, foi aprovado em reunião por unanimidade propor a Vila Pouca de Aguiar uma geminação para oficializar o estabelecimento de relações recíprocas.
Na cidade de Naugatuck há muitos lusodescendentes com origens transmontanas e em especial de Vila Pouca de Aguiar. Numa visita recente ao concelho, o Mayor de Naugatuck, Pete Hess – que se fez acompanhar de aguiarenses que estão ali emigrados – assinalou que de entre os 37 mil habitantes há quatro mil portugueses e, acrescentou com orgulho, alguns dos seus melhores amigos são lusodescendentes.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado confirmou a receção da proposta que irá, brevemente, ser submetida à votação em reunião de Câmara. Terras irmãs poderá ser o destino que ligará Vila Pouca de Aguiar e Naugatuck através de uma geminação no corrente ano.
Vila Pouca de Aguiar é descrito como um concelho de potencial de investimento, destino turístico e oportunidades formativas. As riquezas minerais neste concelho português como a água, o ouro e o granito estão em destaque, bem como os produtos locais. Naugatuck é descrita como uma cidade com rio e muita indústria, onde se descobriu a borracha, que detém algumas das maiores empresas químicas do mundo, e está a ser criada uma plataforma logística que permitirá que seja mais acessível transportar, por exemplo, a água e o granito para New England ou o Canadá.
Refira-se que recentemente (28 de janeiro), uma comitiva também composta por lusodescendentes com origens em Vila Pouca de Aguiar visitou vários locais do concelho.
Impulsionado por Castanheira Gonçalves, aguiarense com fortes laços naquele país, o encontro entre o executivo aguiarense e a comitiva norte-americana visou estreitar laços entre os representantes dos respetivos territórios.
|