No ano passado, no âmbito da operação nacional de promoção de limpeza em torno das edificações, o concelho de Chaves foi um exemplo de boas práticas preventivas, ao nível Distrital e Nacional, apresentando uma taxa de 90 por cento de correção relativamente às situações de não conformidade identificadas.
A população flaviense esteve, assim, ao mais alto nível no que concerne à limpeza dos seus terrenos, acatando as orientações nacionais.
Em comunicado a autarquia de Chaves informa que na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, pelas 10h30, será feito o balanço de resultados da implementação da ação no concelho no ano passado, bem como a apresentação da operação "Floresta Segura", com a demonstração dos meios envolvidos e posterior visita de campo, na União de Freguesias de Santa Cruz, Trindade e Sanjurge, para observação de duas áreas, uma intervencionada e outra que carece de gestão.
Floresta Segura
A GNR em estreita colaboração com o Município pretende com a operação "Floresta Segura", mais uma vez, sensibilizar os munícipes para a limpeza em torno das edificações.
Este ano, a ação contará com os diferentes agentes de Proteção Civil do município, que atuarão no terreno de 18 a 26 de fevereiro.
A mobilização dos diferentes agentes de defesa da floresta contra incêndios, para as 39 freguesias do concelho, consiste na validação de trabalhos de limpeza e no esclarecimento dos proprietários sobre as medidas a levar a efeito, de forma a evitar posteriores contra ordenações ou execuções coercivas.
Recorde-se que é da responsabilidade dos proprietários a limpeza em torno das edificações, numa faixa exterior de proteção de 50 metros, e de 100 metros no caso dos aglomerados populacionais.
Os interessados poderão obter mais informações junto dos serviços da autarquia (através do e-mail protecao.civil@chaves.pt) e nas respetivas Juntas de Freguesia.
As ações decorrerão nas diferentes freguesias do concelho, de acordo com a calendarização do mapa que anexamos.
|