Com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real e no âmbito do planeamento formulado pela CIM Douro, os regadios tradicionais da Freguesia de Mondrões e de Arrabães, na Freguesia de Torgueda, foram apoiados com mais de 500.000€, no âmbito da Medida 3.4.2 – Melhoria da Eficiência dos Regadios Existentes do PDR2020.
As Juntas de Agricultores de Mondrões e de Arrabães, entidades legalmente constituídas e devidamente registadas na Direção Regional de Agricultura, detentoras e gestoras dos respetivos regadios tradicionais, efetuaram uma candidatura a apoios comunitários, que agora tem o seu epílogo, visando a reabilitação e a modernização dos respetivos regadios, o que permitirá uma maior rentabilidade das explorações agrícola servidas pela água distribuída por estas estruturas. Se no futuro novas associações deste género forem legalmente constituídas, o Município estará também ao seu lado.
Estes regadios careciam há muito de um conjunto de intervenções que reabilitassem a sua função como estruturas de captação, condução e distribuição de água pelos terrenos agrícolas por eles servidos, aumentando assim a produtividade dos solos regados e consequentemente os potenciais rendimentos dos respetivos agricultores e da agricultura familiar neles desenvolvida.
O apoio comunitário agora concedido, apresenta uma taxa de financiamento de 100% para os investimentos candidatados e irá permitir beneficiar uma rede de rega de aproximadamente 10,4 Km, 1 reservatário e 2 açudes e uma área agrícola total de 80 ha, repartidos por 125 explorações beneficiadas, estimando-se a sua plena operação em 2020.
Este é mais um investimento no mundo rural do nosso concelho e que visa melhorar e aumentar a sustentabilidade ambiental e económica do território do concelho de Vila Real.
|