Termina a 31 de maio o prazo para apresentação de candidaturas aos projetos municipais Orçamento Participativo Jovem e Empreende@Villa.Jovem, dois projetos do Município desenvolvidos no âmbito das políticas municipais de juventude que, nos últimos anos, deram voz e recursos aos jovens e associações de jovens Vila-realenses para concretizarem vários projetos nas áreas do empreendedorismo e da cidadania.
O Orçamento Participativo Jovem e o concurso Empreende@Villa.Jovem são duas iniciativas que visam envolver a juventude na resolução de problemas, estimular a participação cívica, a criatividade e o empreendedorismo. Para garantir a maior participação, nestes dois projetos, o Município de Vila Real tem vindo a promover um conjunto de ações de divulgação junto dos agrupamentos de escolas, das escolas do ensino profissional e do ensino superior.
O Orçamento Participativo Jovem visa sensibilizar os jovens para as questões do poder local, incentivando-os a apresentar propostas e/ou projetos que na sua perspetiva possam representar uma mais-valia para Vila Real, promovendo-se assim uma maior envolvência e participação na comunidade local e na sociedade em geral.
Em 2017 a proposta vencedora foi apresentada pela Associação Lua de Alecrim, com o projeto “Brincar é para Todos”, que visou uma intervenção em alguns parques infantis com vista a torná-los inclusivos. No ano de 2018 o projeto vencedor foi apresentado pela Associação RNAJ- Marca, e visou a requalificação do polivalente e campo de futebol da Araucária.
O concurso Empreende@Villa.Jovem procura estimular a criatividade e o espírito empreendedor dos jovens incentivando-os a desenvolverem, no concelho de Vila Real, projetos empresariais sustentáveis. Os vencedores, um na categoria individual e outro na categoria de associação juvenil RNAJ ou grupo informal de jovens, recebem um prémio pecuniário, que atualmente é de 5000 euros, para impulsionar a concretização do projeto empreendedor.
|