2. ª Olivalpaços - dias 31 de maio, 1 e 2 de junho de 2019.
A Feira Nacional de Olivicultura é o certame de maior tradição e antiguidade no setor e conta já com mais de duas décadas. Realiza-se anualmente, entre as cidades de Moura e Valpaços, e constitui o ponto de encontro da produção nacional de Azeite.
A OLIVALPAÇOS resulta de uma organização conjunta entre o Município de Valpaços, a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) a Associação dos Olivicultores de Trás-Os-Montes e Alto Douro (AOTAD) e a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).
Este certame reúne exposição de produtores e fornecedores e a realização do concurso de azeite virgem, que distingue os melhores azeites nacionais, os melhores azeites monovarietais de galega e cobrançosa, os melhores azeites de produção biológica, os melhores azeites de quinta e de cooperativa e os melhores azeites com Denominação de Origem Protegida (DOP).
O concurso é realizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, com o apoio de um painel de provadores de referência e em parceria com os Municípios de Moura e Valpaços.
O azeite é a segunda produção agrícola com maior peso na economia transmontana, a seguir ao vinho, e movimenta anualmente um valor bruto de 30 milhões de euros.
No concelho de Valpaços, a produção média anual de azeitona é de 11 mil toneladas, dos quais se extraem cerca de dois milhões de litros de azeite. A quantidade de azeite produzido e a qualidade comprovada com a obtenção de inúmeros prémios a nível nacional e mundial, fizeram de Valpaços o lugar de eleição para a realização bianual desta Feira Nacional de Olivicultura - OLIVALPAÇOS.
|