Humberto Cerqueira, presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto desde 2009, eleito pelo PS, vai deixar o cargo já em janeiro.
Humberto Cerqueira foi eleito ontem, quinta-feira, para vogal da Comissão Directiva da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e o cargo é incompatível com o de autarca. Humberto Cerqueira diz que é um misto de sentimentos, pelo assumir de novas funções, mas ao mesmo tempo pelo facto de deixar o cargo de Presidente de Câmara.
Humberto Cerqueira teve o voto de confiança de 86 presidentes de Câmara que compõem a região. Nuno Gonçalves, autarca de Torre de Moncorvo, eleito por uma coligação PSD/CDS era o outro candidato ao lugar.
Humberto Cerqueira vai na CCDRN ocupar o lugar que tinha sido de Jorge Nunes, ex-autarca de Bragança, que recentemente se demitiu.
Sobre a renúncia ao cargo de presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira diz sair com a "consciência tranquila e o sentimento do dever cumprido. Não saio porque algo tenha corrido mal mas porque houve este convite", assume.
Humberto Cerqueira já não poderia ser recandidato nas próximas autárquicas devido à limitação de mandatos e frisa que apenas "antecipou a saída".
Teresa Rabiço, vice-presidente da autarquia, vai assumir os destinos da Câmara a partir de janeiro, sendo que "A Câmara fica bem entregue", garante Humberto Cerqueira.
|